
A reflexão sobre a Educação à Distância no Brasil, nos remete às contribuições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9394/96, face aos notáveis avanços tecnológicos e científicos na década de 1990 e as consequentes transformações sociais impostas por essa nova geopolítica mundial.
O novo cenário educacional brasileiro inaugurado pela LDB contempla a formação profissional dos educadores, diante de um novo paradigma, como enfatiza Carmem Moreira Castro Neves (2005, p.137), baseado nos conceitos de “totalidade, de aprendizagem como fenômeno pessoal e social” e “ de sujeitos capazes (...) de intervir no mundo em que vivem”.
Diante desse contexto, a Educação á Distância consolida-se como modalidade de ensino imprescindível, seja pelas demandas educacionais, diante das novas tecnologias ou até mesmo pela continentalidade do país.
Nessa modalidade de ensino, surge a figura do tutor, elemento-chave nesse processo de ensino e aprendizagem. A tutoria, ressalte-se, compreende um complexo sistema de comunicação/informação em diversos formatos de mídia, o que exige desse profissional qualidades especiais, além de um conhecimento abrangente, dada as variadas situações possíveis na relação com o aluno, especialmente em momentos virtuais.
Por isso, é consenso nos textos estudados, que grande parcela do sucesso de um curso a distância está relacionada à atuação do tutor, pelas especificidades apresentadas. Em síntese, a mediação qualificada do tutor é condição essencial para aprendizagem no EAD.
Dessa forma, o perfil do profissional de tutoria, torna-se cada vez mais exigente, à medida que novas tecnologias são introduzidas continuamente no mercado e no nosso cotidiano e, como tal, devem ser potencializadas como ferramentas pedagógicas, a partir das suas especificidades
Oi Alcantar tudo bem? Parabéns pela postagem!!!! Eh verdade!! Abraços, Rangel.
ResponderExcluirInteressante. Gostei do conteudo.
ResponderExcluir