quinta-feira, 20 de outubro de 2011

APRENDIZAGEM


A formação hoje que leve o indivíduo a ser capaz de atuar na sociedade do conhecimento, não deve ser pensada como algo que acontece somente no âmbito da escola. Sendo importante pensarmos que a aprendizagem acontece de forma contínua, estendendo-se ao longo da vida.
As teorias sócio-interacionistas explicam a aprendizagem como fruto da interação do aprendiz com o mundo dos objetos e das pessoas e assim o processo de ensinar e aprender  deve  acontecer de forma prazerosa e efetiva.
Neste contexto podemos enfatizam o papel do tutor como mediador no processo de apropriação do conhecimento.
Na modalidade à distância o tutor atua como um facilitador da aprendizagem ajudando o aluno a aprender a aprender; a familiarizar o aluno com a metodologia do curso e o material didático; orientar os alunos em seus estudos; ajudar o aluno a superar dificuldades, orientando-o na resolução de dúvidas, no desenvolvimento das atividades  individuais ou em grupos; motivar o aluno para que ele seja o protagonista de seu aprendizado; participar da avaliação do curso ou programa quanto à metodologia, a orientação acadêmica e o material didático.
Moran em sua entrevista Atividade & Experiência disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/positivo.  ressalta que o novo profissional da educação será um professor mais criativo, experimentador, orientador de processos  de aprendizagem presencial e a distancia. Será um profissional menos falante,  menos  informador e mais gestor da atividades de pesquisa, experimentação e projetos. Será um professor que desenvolve situações instigantes, desafios, solução de problemas e jogos, combinando a flexibilidade dos espaços e tempo individuais com os colaborativos e grupais.
O destaque que Moran faz em relação ao novo perfil do professor vem reforçar nosso estudo quanto à postura do tutor frente ao novo desafio da educação a distancia, o caminho é longo e vamos à luta. Um grade abraço a todos os novos tutores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário