quarta-feira, 19 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


No mundo globalizado, onde o processo de interação entre as pessoas apresenta-se cada vez mais em uma velocidade vertiginosa, exigindo do profissional da educação uma mudança no pensar de suas práticas pedagógicas no sentido de poder acessar e utilizar as novas tecnologias, com isso poder expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens multimídia presentes em nossa sociedade.
Assim um bom curso a distancia representa uma grande possibilidade de atender de forma efetiva e com qualidade um grande contingente de pessoas que procuram formação, aperfeiçoamento e atualização profissional. Portanto os cursos à distância estão cada vez mais contribuindo para a inserção das pessoas na sociedade do conhecimento tornando-os sujeitos participativos com possibilidade de modificar o contexto em que vivem.
Segundo Moran um bom curso é aquele “que nos empolga, nos surpreende, nos faz pensar, nos envolve ativamente, trás contribuições significativas e nos põe em contato com pessoas, experiências e idéias interessantes”. Assim para que um curso a distância possa apresentar o requisitos levantados por Moran, não  podemos perder de vista a importância do papel do tutor enquanto  mediador na construção do conhecimento, contribuindo assim para que seus alunos possam adquiri uma formação profissional e estejam qualificados para o mercado do trabalho.
 Então a atuação qualificada do tutor como mediador da relação aluno/curso assegura as condições mais plenas de aprendizagem e do trabalho educativo, levando o aluno a aprender a aprender e tornar-se sujeito de sua própria aprendizagem.
Desta forma o tutor na Educação a distância deve representar a presença constante de um facilitador, um orientador do processo de aprendizagem de seus alunos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências na utilização de técnicas de um estudo autônomo e na busca de novos conhecimentos.

REFERÊNCIAS:
ALMEIDA, M. E. de: Informática e Formação de Professores. Brasília, MEC/SEED, 2000.
MORAN, J, M. Texto publicado no boletim do Programa Salto para o Futuro da TV Escola sobre educação a distância em 2002 e disponível no endereço:
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/ead/eadtxt1c.htm

Um comentário:

  1. Oi Altair tudo bem? Parabéns pela postagem!!! É um novo aprender a aprender e a ensinar!!! Abraços, Rangel.

    ResponderExcluir