
A tutoria em Educação a Distância (EAD), assume, inicialmente, o papel de apoio docente, idêntico as atividades executadas pelo professor presencial de sala de aula, porém, na EAD, a atuação da tutoria, adquire um propósito renovado, que vai se alargando gradualmente em seu modo de agir, para a função de mediador e facilitador no espaço virtual, colaborando para a aprendizagem, esclarecendo dúvidas e gerenciando as atividades propostas no ambiente online, onde o educando encontra-se. Gradualmente, o papel do tutor em EAD, assume o compromisso, de desenvolver com suas habilidades e competências as potencialidades, o conhecimento do aluno, que vai se construindo no espaço global da web, provocando uma visão holística e de reciprocidade da aprendizagem, mesclando com as demais áreas de conhecimento humano sua aprendizagem, afirma as autoras Jaeger e Accorssi, em seu artigo “Tutoria em Educação a Distância”
Para as autoras, Jaeger e Accorssi, o papel do tutor em EAD, assume o compromisso, de desenvolver com suas habilidades e competências as potencialidades, o conhecimento do aluno, que vai se construindo no espaço global da web, provocando uma visão holística e de reciprocidade da aprendizagem, mesclando com as demais áreas de conhecimento humano.

Por outro lado, a EAD, proporciona maior perspectiva para ampliar a aprendizagem profissional, daqueles que não tiveram uma formação superior ou cursos adequados que em sua vida estudantil regular, não puderam usufruir adequadamente de uma formação qualificada. Portanto, com a EAD o aluno e professor tornam-se colaboradores e mediadores do saber, numa interação recíproca.
Referências
JAEGER, Fernanda Piires. e ACCORSSI, Aline. Tutoria em Educação a Distância. Disponível em: . Acesso em: 17 de outubro 2011
interessante sua reflexão.Gostei quando você falou sobre a EAD como maior perspectativa que amplia conhecimentos.
ResponderExcluir