De acordo com o texto Tutoria em Educação à Distância de Fernanda Jaeger e Aline Accorssi o tutor deverá ter a capacidade de realizar uma integração dos conteúdos trabalhados ao longo das disciplinas do curso. O tutor precisará ter um entendimento amplo do processo de aprendizagem, para isso é necessário basear-se em alguns pressupostos como: autonomia, aprendizagem, espaços colaborativos de aprendizagem. Desta forma o tutor será mais um facilitador da aprendizagem.
A interatividade constitui outro alicerce na concepção do tutor EAD, pois ele atua juntamente com outros membros da equipe na promoção de processos interativos qualificados. Outra habilidade necessária para a atuação da tutoria é a função do tutor de selecionar materiais de apoio e que dêem sustentação teórica qualificada para o desenvolvimento das disciplinas do curso.
No texto em discussão destaca-se também outra importante atividade a ser desenvolvida pelo tutor que é a assessoria ao professor. Visto que os professores da Educação à Distância atuam em disciplinas específicas. Nesse sentido, uma tarefa fundamental do tutor é de auxiliar o professor na contextualização de sua disciplina dentro do curso e da própria EAD.
Sendo assim, para ser um bom tutor em cursos online é necessário que a pessoa apresente algumas características importantes, tais como: dinamismo, visão crítica e global, responsabilidade, capacidade para lidar com situações novas e inesperadas e saber trabalhar em equipe.
Considerando esse contexto, podemos conceituar tutoria como uma atividade integrada e interdisciplinar que vai além do desenvolvimento de conteúdos de uma única disciplina e envolve interatividade tanto entre pessoas quanto com as tecnologias de informação e comunicação. A atividade de tutoria em EAD consiste em partilhar e socializar informações online com vistas à construção de novos conhecimentos coletivos.
Referência:
JAEGER, Fernanda Pires e ACCORSSI, Aline. Tutoria em Educação à Distância.
www.abed.org.br/publique
Oi Ilton, tudo bem? Beleza!!!!! Cadê a sua imagem (foto) para valorizar a contribuição e o referêncial de apoio? Abraços, Rangel.
ResponderExcluirOlá Ilton, o seu conceito está bem esclarecedor. Retrata perfeitamente as características de um bom tutor...
ResponderExcluirParabéns!
Abços, Rosangela
Colega éisso mesmo. O tutor deve aproximar o professor das tecnologias pelas atividades na EAD,e inseri-los num processo educativo e significativo para socializar no coletivo da sala de aula.
ResponderExcluirParabéns.
Olá Prof. Rangel!Agora já tem a foto nesta postagem e a Referência também. De fato, isso ajuda a consubstanciar melhor a informação e legitima o trabalho.
ResponderExcluirOi Ilton, tudo bem? Hum... Ficou mt grande!!!! Ajuste para tamanho pequeno ou smal!!! Abraços, Rangel.
ResponderExcluirOi Ilton, interatividade realmente deve ser uma aliada neste processo de Ensino a Distância, perfeito quando você fala sobre os cuidados que o tutor deve ter ao selecionar seus conteúdos(material de apoio) para trabalhar com seus alunos, pois a proximidade, participação efetiva, principalmente o alcance dos seus objetivos também serão obtidos através destes mecanismos de planejamento.
ResponderExcluirForte abraço.