domingo, 16 de outubro de 2011

Reflexões sobre tutoria

“ Reflexões sobre Tutoria”
            A tutoria vem sendo discutida no decorrer dos últimos anos com mais veemência, tudo porque é um mecanismo que detém um poder de economia na educação, com custos operacionais como alunos, professores, já que só precisará de um tutor e recursos tecnológicos para facilitarem o processo educacional.
            O assunto requer que façamos diariamente avaliações e reavaliações de nossos conceitos, de nossa maneira de ser e de agir, tudo porque se faz necessário estarmos atentos a determinadas situações que no decorrer do curso pode acontecer.
            O tutor tem que ser atuante, estar constantemente buscando novas informações, conhecimentos, deve ser observador, “parceiro” com seus alunos, deve ser colaborador e persistente nesta jornada, pois várias são as razões que complicam a participação efetiva do aluno no curso, alguns por problemas profissionais, pessoais, dentre outros e o bom profissional deve sempre persistir para que nem uma ovelha se desgarre no decorrer da caminhada.
             Ele é mediador de conhecimento facilitando continuamente a busca para novos saberes, para isto ele deve na hora de realizar seus planejamentos perceber se as atividades estão condizentes com seus alunos, se eles vão conseguir alcançar seus objetivos e se coletivamente todos construirão significativas aprendizagens.
            Neste novo processo de ensino aprendizagem todos são co-responsáveis pela educação, pois a mesma somente terá êxito se a participação for eficiente, participativa e, sobretudo utilizando os mecanismos tecnológicos de maneira coerente.
            Contudo faz-se necessário salientar que ela não resolverá todos nossos problemas educacionais, como tempo, assicronismo, deficiência na internet, soluções imediatas em determinadas situações, dentre outras, mas ela tem sido um mecanismo que está dando certo em muitos estados brasileiros que adotam o ensino a distância.



           

2 comentários:

  1. Maravilha esta postagem.
    O tutor deve mesmo ser um mediador atuante no processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula tudo bem? Parabéns pela postagem!!!! Abraços, Rangel.

    ResponderExcluir