quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O tutor na educação de hoje


                                A educação a distância é um processo que vem sendo construído a partir de  ações que visam o desenvolvimento de atividade que contribuem com o processo de ensino aprendizagem. Durante esta etapa do curso tutoria Online percebeu-se que muitos autores têm falado sobre o papel do tutor como contribuinte no processo educativo
Observa-se ainda que em  nossas escolas há espaços tecnológicos que  podem favorecer a aprendizagem com atividades. Necessário é aproveita-los, mas para isso é preciso, porém capacitar os professores para esta utilização através de leituras e produções de textos reflexivos, com planejamentos voltados para o uso das mais variadas mídias.
O tutor se torna aquele profissional que conhece os desafios encontrados no processo educativo e que deve ter a capacidade de fazer a relação dos conteúdos e propor atividades referentes ao estudo, para que os conteúdos não fiquem segmentados, mas tenham uma relação reciproca. Contudo, para dar direcionamento ao seu planejamento, tutor deve acompanhar as atividades de seus alunos, criando um cronograma de ações que contemplem tempo, disposição e compromisso para atender sua turma de forma presencial e online,  verificando as dificuldades, tirando as dúvidas, se tornar um colaborador para o sucesso na realização de suas atividades.
Concluído esta reflexão, me reporto ao que diz Santos, (2002, p, 5),
“o uso efetivo de tecnologia para comunicar conhecimento requer que o contexto interpretativo seja compartilhado também. Quanto mais comunicadores compartilham conhecimentos similares, experiências, maior será a eficiência da comunicação do conhecimento por canais de mediação digital”.
 Eis ai uma reflexão para se analisar e tomar como exemplo visando a melhoria da comunicação entre tutores e alunos.

Referencias:
-NEVES, Carmem Moreira e Castro. A educação à distância e a formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2005.

-SANTOS, Plácida L.V. Amorim, SANTANA, Ricardo César Gonçalves.
Traqnsferência da informação: análise para a valorização de unidades de conhecimento. In: DataGramaZero- Revista de Ciência da Informação-v.3, n.2, 2002.

-ALMEIDA, Maria Elisabeth Biaanconcini de; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das Tecnologias

- www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=86
Textos. Tutoria em Educação a Distância Fernanda Pires Jaeger e Aline Accorssi. Tutoria em Educação a Distância. Fernanda Pires Jaeger PUCRS. Acesso em 18 de outubro de 211

Um comentário:

  1. Oi Marizete, tudo bem? Parabéns pela sua postagem!!! É verdade, a interação, as trocas são importante neste novo processo!!! Abraços, Rangel.

    ResponderExcluir