segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Rotina da Tutoria

Os cursos à distância apresentam certos desafios tanto para o tutor como para os cursistas, exigindo habilidades para o domínio das ferramentas, disponibilidade, responsabilidade, companheirismo, organização, dentre outros.
Faz-se necessário um acompanhamento minucioso para avaliar o aluno de acordo com as propostas estabelecidas.
Deve-se considerar durante uma avaliação, o desenvolvimento textual do aluno, participação em fóruns, chats, envio de e-mails, webmails, diário de bordo, cumprimento de datas para postagens, socialização com a turma, cooperação, sugestões de sites para pesquisas, enfim, acompanhamento de todo o processo levando o aluno a buscar mais informações.
Como o curso ocorre pela internet, diferente da presencial onde há interatividade pessoal, contato direto com colegas e professores, é importante que, de início, o cursista faça sua apresentação, poste sua foto, disponibilize e-mails para que os demais possam interagir e conhecê-lo melhor.
É importante o uso diário da plataforma pelo tutor para auxiliar seus alunos em suas dúvidas, impedindo que se sintam isolados e inseguros.
Durante as atividades online é possível a participação no processo de aprendizagem através da troca de experiências, debates, reflexões, argumentações, propostas, alternativas e novas ações que visem a facilitar a construção do conhecimento.
De acordo com Jussara Hoffman em entrevista à TV Escola, a avaliação prevê a melhoria da aprendizagem do aluno. Deve ser feita com a preocupação de agir e de melhorar a aprendizagem e afirma: “Eu mudo como pessoa quando passo a perceber o enorme comprometimento que tenho como educador ao avaliar o aluno”.

Avaliação é, basicamente, acompanhamento da evolução do aluno no processo de construção do conhecimento. E para responder sobre essa evolução eu preciso caminhar junto com ele, passo a passo. Eu não posso me postar no final do caminho e dizer se o aluno chegou lá. É preciso acompanhá-lo durante todo o caminho. (Jussara Hoffman)

Dessa forma, o tutor deve manter um contato constante com a turma, acompanhando o aluno passo-a-passo, caminhando junto, buscando compreender suas dificuldades, oportunizando novos conhecimentos.
Através das atividades online e das ferramentas disponíveis para interação, o aluno tem oportunidade de expressar suas ideias, conhecimentos, aprendendo coletivamente.

Referências:


- www.universiabrasil.net/materia/materia.jsp?materia=9779
“A interatividade em ambientes webs - dando um toque humano a cursos on-line” de Carolina Cavalcanti.
- www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/margarita_vitoria_gomez.htm
Avaliação formativa e continuada da educação baseada na internet” de Margarita Victoria Gómez.
- http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm
O Papel da Tutoria em Ambientes de EaD. Liliana Dias Machado, Ms; Elian de Castro Machado, PhD, CE, abril/2004.
-http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis- pedagogicas/AVALIA%C3%87%C3%83O/entrevista%20com%20jussara%20hoffman.pdf
TV Escola – Entrevista com Jussara Hoffman – texto editado.
- http://dialogosdoprofessor.blogspot.com/2009/08/avaliacao-mediadora.html
.

3 comentários:

  1. Oi Rosângela!
    Quando você descreve que é importante o uso diário da paltaforma pelo tutor isso nos permite pensar que agindo assim o tutor estará possibilitando aos seus cursistas a sensação da presença, uma sequência no curso, uma continuidade para que os mesmos não se sintam sós, perdidos no mundo virtual. Estudo precisa de sequencia e é esse uso diário que a proporciona.

    ResponderExcluir
  2. Rosangela gostei do seu texto, é bem pertinente suas colocações." A avaliação é acompanhada na evolução do aluno"....òtima frase.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Ola colega!gostei quando você destaca que a avaliação é basicamente acompanhamento das atividades do aluno no processo de construção do conhecimento,parabéns pela sua valiosa contribuição !!

    ResponderExcluir