quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SOBRE A AVALIAÇÃO


Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE
Curso: Tutoria On Line                                                                          
Multiplicadores: Aline Cerqueira e Rangel Costa                                             
Atividade: Avaliação em Ambiente On Line.
Aluno: Josefina Silva de Almeida
Avaliação
            A avaliação em todos os contextos é um ato complexo e necessário, inclusive na vida, mas na EaD, é um ato que faz parte da rotina da tutoria on line, onde há uma contextualização entre o aprendizado e a participação do aluno, entre o estudante e a plataforma de apoio ao curso, entre o cursista e o tutor e, ainda, entre cursistas tutor e conteúdo, todos falando a mesma linguagem para haver uma avaliação coerente com a formação que se quer alcançar.
            Para avaliar primeiramente exige planejar direcionamentos que serão seguidos em todo o processo do curso, isso requer habilidades e competências tanto do tutor, quanto do aluno, visto que o tutor norteará o aluno pelos caminhos que deverão ser percorridos e, o cursista terá como apoio as orientações do mediaro/tutor. Assim quando houver uma sincronia entre aprendente e aprendizado, dentro dos parâmetros determinados, a avaliação será favorável.
Nessa perspectiva alguns passos serão propostos nessa tutoria, conhecendo os alunos no perfil e na apresentação do mesmo; dando referências e colhendo resultados; observar diariamente a responsabilidade e participação de cada cursista; postagem das atividades em tempo hábil; estimular a participação dos alunos e fazer com eles façam essa estimulação uns aos outros; analisar a interatividade e coerência do conteúdo com as atividades; afetividade; parceria; colaboração; participação; construção coletiva e o mais importante o conhecimento, considerando o quantitativo sem esquecer o a qualidade em processo avaliativo constante, interativo, reflexivo no que concerne ao domínio de conteúdo, cumprimento das tarefas. pontualidade no cumprimento das tarefas, assiduidade nos encontros presenciais, com exigências dentro dos parâmetros da carga horária do curso.
                           Referencias
GOMEZ. Margarita Victória. Avaliação Formativa e Continuada da Educação Baseada na Internet. Universidade de São Paulo.

2 comentários:

  1. boa noite josefina!!,gostei quando você menciona que para avaliar requer tanto do aluno ,como do tutor habilidades e competências parabéns pela sua contribuição!!

    ResponderExcluir
  2. Também achei muito bom. Para avaliar o planejamento deve ter direcionamentos que serão seguidos em todo o processo do curso.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir