domingo, 6 de novembro de 2011

Como Avaliar ?


De acordo com estudos realizados, a Avaliação é essencial no processo de ensino aprendizagem, principalmente quando se dá através de Cursos a distância, onde as aulas acontecem virtualmente, é por intermédio dela que tutor diagnosticará como está o andamento do seu curso, relação aluno x aluno, com o ambiente de estudo tecnológico, com o conteúdo e a relação com o seu professor, como estão ocorrendo as participações, reflexões, interações, e principalmente se seu objetivo foi alcançado, se houve feedback para corrigir e identificar possíveis falhas no processo educacional.
Segundo Margarida Victoria Gomes, "Na avaliação da educação pela internet, considera-se a consistência da rede, os nós de conexão técnicos ou humanos e as pontes que se construam a partir de um projeto político pedagógico." Achei relevante esta afirmação, pois no decorrer de cursos a distância, o tutor é o principal mediador de conhecimento, ele será o responsável para conduzir todo processo educacional, através de um planejamento contextualizado, com mecanismos que contribuam para facilitar a aprendizagem, ele precisa levar em consideração os entraves que acontecem com a conexão, com problemas pessoais dos alunos, e deverá buscar em conjunto soluções para estas situações.
Neste contexto, na hora de avaliar todos os envolvidos no processo serão "convidados" a refletirem como foi sua atuação no decorrer do curso a distância, levando em consideração as participações nas atividades propostas, como fóruns, chats, material do aluno, Webmail, etc. O nível de participação, socialização com os colegas, criticidade, interação.
De acordo com Gonçalves (1996):
“A avaliação, não importa a missão que se lhe proponha cumprir, parece ter o dom de despertar nas pessoas suas defesas mais escondidas. É, na educação, um processo revestido de rituais complexos, que resulta por torná-la um mito. No caso da avaliação da aprendizagem, tal mitificação ao invés de possibilitar às pessoas maior consciência de como está se desenvolvendo internamente o processo de construção do conhecimento, termina por confundi-las, tornando-as dependentes de algum veredicto externo que determine se estão aprendendo ou não”.

O tutor deve criar mecanismos e estratégias para acompanhar diariamente as produções de seus alunos, percebendo e avaliando sua criticidade, coerência, notando se ele está ativo e atento postando suas atividades dentro do prazo estabelecido, se têm demonstrado interesse, se está interagindo, colaborando.
Portanto é imprescindível que no instante de todos avaliarem o curso, os mecanismos, ferramentas utilizadas, e se auto-avaliarem tenham a clareza de que a avaliação não têm a função de “pressionar”, “amedontrar” ou “aterrorizar”, mas simplesmente para se ter a percepção do grau de aprendizagem, participação e principalmente para saber se os canais de interatividade oferecidos foram satisfatórios para o aluno perceber que não está só neste processo, mas que ele têm um “parceiro”, amigo e colaborador, que é o seu tutor.


Referências:

www.universiabrasil.net/materia/materia.jsp?materia=9779 “A interatividade em ambientes web – dando um toque humano a cursos online de Carolina Cavalcante”.

http://www.rieoei.org/deloslectores/1372Severo.pdf “Avaliação no Ensino a Distância” – João Francisco Severo-

3 comentários:

  1. Legal Paula.

    Interessante esta colocação que a avaliação deve possibilitar às pessoas maior consciência de como está se desenvolvendo internamente o processo de construção do conhecimento.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulinha, muito interessante quando falas que o tutor é o principal mediador de conhecimento, ele será o responsável para conduzir todo processo educacional, através de um planejamento contextualizado, com mecanismos que contribuam para facilitar a aprendizagem, ele precisa levar em consideração os entraves que acontecem com a conexão, com problemas pessoais dos alunos, e deverá buscar em conjunto soluções para estas situações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. OI paula gostei quando você menciona que o tutor deve criar mecanismos e estratégias para acompanhar diariamente as produções de seus alunos, percebendo e avaliando sua criticidade, coerência, notando se ele está ativo e atento postando suas atividades dentro do prazo estabelecido, se têm demonstrado interesse, se está interagindo, colaborando. parabéns pela sua valiosa contribuição !!

    ResponderExcluir