
Refletindo após as leituras observamos que o sucesso de um curso EAD, não depende somente do ambiente virtual de aprendizagem adotado, é importante lembrar que ele influência, pois oferece os recursos utilizados no processo de construção do conhecimento. Para isso é necessário que os participantes de cursos a distância (tutores e aprendizes) utilizem adequadamente o ambiente. Outra colocação que vale ressaltar aqui é que os aprendizes precisam ter hábitos diferentes dos educandos presenciais, é fundamental possuir a cultura de participação, trabalho em grupo, em colaboração e interagir com os outros participantes. Assim, a aprendizagem colaborativa é estimulada e desenvolvida na interação coletiva que representa uma das principais características deste modelo pedagógico. Acredito que educadores criativos buscam “novidades criativas”. Estas ferramentas interativas disponíveis na web como ferramentas para o ensino são ótimas, mas é necessário nos apropriarmos delas. Cabe aqui ressaltar o que diz LINS, MOITA e DACOL (2006) “é possível propiciar a experiência do empowerment aos alunos, ou seja, a oportunidade das pessoas compreenderem que é possível fazer aquilo que antes consideravam impossível. Para isso, é necessário um ambiente rico em estímulos intelectuais, com conteúdos contextualizados, e, principalmente, a partir da motivação criada pelo trabalho em equipe, pela interação aluno-aluno e professor-aluno.”
Referências
Artigo: Interatividade na Educação a Distância. Disponível em
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR540364_8555.pdf. Acessado em 24 de Nov. de 2011.
Oi Nilda. Muito interessante sua reflexão. Concordo que precisamos conhecer as ferramentas disponíveis nos ambientes EAD para melhor interagir com os alunos. Não terá sentido algum, estarmos diante de um aparato tecnológico se não soubermos administrá-las. Parabéns!
ResponderExcluirAbraços