

As intervenções do tutor na educação à distância, demarcadas em um quadro institucional diferente distinguem-se em função de três dimensões de análise (Litwin, 2001:102), conforme está na sequência.
Tempo – o tutor deverá ter a habilidade de aproveitar bem seu tempo, sempre escasso. Ao contrário do docente, o tutor não sabe se o aluno assistirá à próxima tutoria ou se voltará a entrar em contato para consultá-lo; por esse motivo aumentam o compromisso e o risco da sua tarefa.
Oportunidade – em uma situação presencial, o docente sabe que o aluno retornará; que caso este não encontre uma resposta que o satisfaça, perguntará de novo ao docente ou a seus colegas. Entretanto, o tutor não tem essa certeza. Tem de oferecer a resposta específica quando tem a oportunidade de fazer isso, porque não sabe se voltará a ter.
Risco – aparece como consequência de privilegiar a dimensão tempo e de não aproveitar as oportunidades. O risco consiste em permitir que os alunos sigam com uma compreensão parcial, que pode se converter em uma construção errônea sem que o tutor tenha a oportunidade de adverti-lo. “O tutor deve aproveitar a oportunidade para o aprofundamento do tema e promover processos de reconstrução, começando por assinalar uma contradição” (idem).
O papel do professor como repassador de informações deu lugar a um agente organizador, dinamizador e orientador da construção do conhecimento do aluno e até da sua autoaprendizagem.
O professor-tutor atua como mediador, facilitador, incentivador, investigador do conhecimento (...) (Almeida, 2001). Sua função não é passar conteúdo, mas orientar a construção do conhecimento pelo aluno, acompanhando as atividades, compartilhando experiências e participando do processo de aprendizagem.
Muito boa essa relação que você faz do tempo, oportunidade e risco,que está relacionada as intervenções do tutor na educação a distância. Bem interessante.
ResponderExcluirOla amiga!gostei das funções de três dimensões de analises postada em seu texto parabéns pela sua valiosa contribuição !
ResponderExcluir