segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Qual a diferença entre Docente e Tutor?


Edith Litwin (2001:99) destaca que quem é um bom docente será também um bom tutor. Um bom docente “cria propostas de atividades para a reflexão, apoia sua resolução, sugere fontes de informações alternativas, oferece explicações, facilita os processos de compreensão; isto é, guia, orienta, apoia, e nisso consiste o seu ensino”. Da mesma forma, o bom tutor deve promover a realização de atividades e apoiar sua resolução, e não apenas mostrar a resposta correta; oferecer novas fontes de informação e favorecer sua compreensão. “Guiar, orientar, apoiar” devem se referir à promoção de uma compreensão profunda, e estes atos são responsabilidades tanto do docente no ambiente presencial como do tutor na modalidade à distância.
As intervenções do tutor na educação à distância, demarcadas em um quadro institucional diferente distinguem-se em função de três dimensões de análise (Litwin, 2001:102), conforme está na sequência.
Tempo – o tutor deverá ter a habilidade de aproveitar bem seu tempo, sempre escasso. Ao contrário do docente, o tutor não sabe se o aluno assistirá à próxima tutoria ou se voltará a entrar em contato para consultá-lo; por esse motivo aumentam o compromisso e o risco da sua tarefa.
Oportunidade
– em uma situação presencial, o docente sabe que o aluno retornará; que caso este não encontre uma resposta que o satisfaça, perguntará de novo ao docente ou a seus colegas. Entretanto, o tutor não tem essa certeza. Tem de oferecer a resposta específica quando tem a oportunidade de fazer isso, porque não sabe se voltará a ter.
Risco –
aparece como consequência de privilegiar a dimensão tempo e de não aproveitar as oportunidades. O risco consiste em permitir que os alunos sigam com uma compreensão parcial, que pode se converter em uma construção errônea sem que o tutor tenha a oportunidade de adverti-lo. “O tutor deve aproveitar a oportunidade para o aprofundamento do tema e promover processos de reconstrução, começando por assinalar uma contradição” (idem).
O papel do professor como repassador de informações deu lugar a um agente organizador, dinamizador e orientador da construção do conhecimento do aluno e até da sua autoaprendizagem.
O professor-tutor atua como mediador, facilitador, incentivador, investigador do conhecimento (...) (Almeida, 2001). Sua função não é passar conteúdo, mas orientar a construção do conhecimento pelo aluno, acompanhando as atividades, compartilhando experiências e participando do processo de aprendizagem.

http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm

2 comentários:

  1. Muito boa essa relação que você faz do tempo, oportunidade e risco,que está relacionada as intervenções do tutor na educação a distância. Bem interessante.

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  2. Ola amiga!gostei das funções de três dimensões de analises postada em seu texto parabéns pela sua valiosa contribuição !

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