terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Papel do Tutor

  1. PAPÉIS DO TUTOR
  • Animador de atividades a distância.
  • Esclarecedor de dúvidas administrativas e/ou de conteúdo.
  • Dinamizador de atividades presenciais.
  • Orientador de estudos.
  1. QUEM É QUEM EM EaD?
  • Quem planeja o curso?
  • Quem elabora os materiais, modela o ambiente, elabora as avaliações? • Quem ajuda o aluno em sua relação com os materiais e ambientes?
  1. INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE
  • Interação é a maneira como os recursos disponíveis serão incorporados à proposta pedagógica que sustenta e dá sentido à ação educativa. As atividades coletivas previstas pelo tutor e o atendimento às questões dos cursistas, com o auxílio das ferramentas de comunicação disponíveis, promovem a interação, ou seja, a aprendizagem, desde que haja uma intervenção bilateral, ou seja, a interatividade. “Na modalidade EAD em ambientes web existem quatro tipos de interatividade: aluno/plataforma tecnológica, aluno/aluno, aluno/professor, aluno/conteúdo. O reconhecimento da existência desses quatro canais de interatividade e a sua utilização da maneira correta ajudará o aluno a sentir que não está sozinho e a motivá-lo no processo de aprendizagem.” CAVALCANTI, C. A interatividade em ambientes web: dando um toque humano a cursos pela internet disponível em http://www.unisa.br/unisadigital/int_amb_web.pdf
  1. A ROTINA DA TUTORIA
  • Analisar o conjunto do programa a ser desenvolvido,
  • definir as datas-limite,
  • distribuir as etapas, os assuntos e respectivos períodos de estudo,
  • criar atividades que possam ser acrescentadas de maneira a tornar mais dinâmica a relação dos cursistas entre si e com os temas tratados,
  • ler o material e identificar pontos polêmicos que possam constituir algum tipo de dificuldade ou que estimulem boas discussões,
  • manter contato semanal geral, com avisos e/ou mensagens,
  • realizar contato com os ausentes para estabelecer alternativas de superação de problemas,
  • observar o acesso dos cursistas ao ambiente virtual de aprendizagem, registrando em planilhas próprias,
  • buscar endereços na web que complementem, exemplifiquem, enriqueçam, completem lacunas, enfim, enriqueçam os estudos,
  • estimular os cursistas a pesquisar e constituir ou ampliar acervos próprios, estimulando também a troca entre os colegas de curso.
  • Site acessado dia 01/11/2011 as 17:13 REFERÊNCIAS Curso “Mídias Integradas na Educação” – Módulo Tutoria online / 2005 www.eproinfo.mec.gov.br Curso de Aperfeiçoamento para Capacitação de Tutores em EaD / 2004 www.nead.ufpr.br


4 comentários:

  1. Maravilhoso seu pensamento acerca do papel do tutor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cleomar, tudo bem? Parabéns pela postagen!!!! Use o web do curso para convidar os colegas para visitarem a sua postostagem e comentarem em nosso Blog!!! Abraços, Rangel.

    ResponderExcluir
  3. Boa Cleomar! Essas idéias só nos ajudam cada vez mais a compreender o papel do tutor online.
    Ilton Alves.

    ResponderExcluir
  4. ola amigo!gostei do seu texto pois nos faz refletir sobre o verdadeiro papel do tutor no contexto da educação a distancia ,parabéns pela sua valiosa contribuição!!

    ResponderExcluir