domingo, 6 de novembro de 2011


Avaliação em Educação a distância

A tecnologia no mundo globalizado está mudando a mente e as atitudes das pessoas, Essas atitudes  são representadas pela suas formas de pensar e agir , percebe-se isso quando os seres humanos estão em um grupo ou equipe,  quando estão participando de alguma atividade. Nunca  estão sozinhos, são seres sociais que gostam de aprender uns com os outros. Para explicar bem o que se quer dizer aqui, apoiá-se no texto de Carolina Cavalcante “Interatividade em ambientes virtuais-dando um toque humano  a cursos online”. ela com muita sabedoria a respeito da modalidade  a distância nos diz que;
“ ...No começo, o aluno que nunca participou dessa modalidade de ensino, pode experimentar sentimentos de isolamento e confusão. Isso acontece porque está acostumado com o ambiente da sala de aula onde tem contato com seus colegas e professor quase diariamente e pode tfirar dúvidas e interagir. Na modalidade a distância em ambientes web existem quatro tipos de interatividade: aluno/plataforma tecnológica, aluno/aluno, aluno/professor, aluno/conteúdo...”

Quando se inicia um curso na modalidade a distância é importante que o Professor-tutor deixe claro para a sua turma que em ambientes virtuais, embora haja dificuldades, ele perceba que  mesmo a distância  realizando suas atividade em casa, trabalho ou até mesmo em uma lan-house ele nunca está sozinho com o computador, ele tem sempre algúem presente no outro lado da tela.  Entretanto, a autora de froma clara explica que existem quatro tipos de interatividades, as quais são necessárias para que o aluno seja motivado a aprendizagem as quais faço questão de  relatar aqui:
1-     Aluno/plataforma tecnológica- Essa interatividade faz com que se perceba o desempenho do aluno na plataforma-tecnológica, portanto, ela adeve conter  espaços para comunicação de envios de mensagens, webmail, participação em fóruns, chat, correio eletrônico ou outra atividade que facilite a interação e socialização de saberes e formação de grupos de trabalho; 2- Aluno/aluno – É um ponto interessante esta interatividade, pois permite que seja feita a avaliação do aluno em sala de aula. Ela tem como propósito promover o aperfeiçoamento do ensino que vem sendo oferecido, fazedo uma ligação de seu arprendizado e socializando com os seus colegas de turma.ou seja que haja uma aprendizagem colaborativa, para que o aprendizado se torne melhor com comprometimento; particpação e interesse de todos; 3- Aluno/professor- Diante de alguma dificuldade que o aluno venha a ter no curso, o professor deve ser o principal colaborador  para dar apoio, tirar as dúvidas  referente ao ambiente virtual (plataforma tecnológia); atividade  proposta para a turma em planejamento; conteúdoe até no  que refere-se ao relacionamento com outros colegas; 4-Aluno/conteúdo-  É pela interação do aluno com o conteúdo que ele constrói seu conhecimento, o que é primordial no processo de aprendizagem. Quando o aluno passa a  buscar outras fontes de pesquisa na internet para enriquecer o seu estudo e pesquisa ele está demonstrando que tem interesse e busca assim informações adicionais sobre o conteúdo proposto no curso em outras fontes de pesquisa.
Ao ler este texto, compreendi claramente e encontrei  as respostas para muitas perguntas que vinham rodeando meus pensamentos enquanto aluna de um curso a distância, Apartir destes textos, começei a entender a importância de tantas atividades existentes para ser  realizada  na plataforma tecnologica utilizada em um curso EAD. Entretanto, como complemento desta redação, e através da reflexão que fiz no texto “Avaliação formativa e continuada da educação baseada na Internet de Margarita Victoria Gomez, compreendeu-se também que cada atividade e o conjuto de sua globalidade,  são avaliados através da construção coletiva e existem alguns recursos comunicacionais que contribuem para a aprendizagem seja significativa, para que haja uma avaliação. Enrriquecendo o que  se debate hoje neste estudos, com produções e participações nos fóruns, webmail, e blog , observa que de uma forma bem clara,o que  Margarida Vitória  discorre no seu texto , ela diz que;
Os recursos comunicacionais dos diversos sistemas de criação de cursos, desenvolvidos com base na Internet, proporcionam ao aluno ajudas permanentes. Para a interatividade é indispensável identificar o texto a ser trabalhado no curso, os elementos curriculares envolvidos (metas, objetivos, alcance do conteúdo, estratégias, avaliação etc.) e a rapidez de retorno exigida para as intervenções no sentido de evitar improvisações e espontaneidade "per se" na intervenção. O alerta aqui é considerar que a rapidez dos recursos comunicacionais não é um-a-um com a velocidade de pensamento, reflexão e produção humana..  “

             Buscando fazer um elo de ligação entre o discurso dos autores acima citados , trago em pesquisa da internet os escritos de Pedro Demo sobre a responsabilidade do  professor  ato de avaliar o aprendizado do aluno, portanto  avaliar não é fácil , mais é uma tarefa indispensável.
" Se o papel fundamental do professor é cuidar que o aluno aprenda, então avaliar faz parte indispensável. Avaliar é desafio sempre complicado e complexo (por isso é para "profissionais", não amadores), mas sem diagnóstico adequado, torna-se difícil planejar e interferir em favor do aluno. Uma das iniciativas mais importantes para superar a progressão automática e acabar com a reprovação é avaliar sistematicamente sempre, desde a primeira hora. A função crucial da avaliação é garantir a aprendizagem do aluno" (Pedro Demo).
Portanto, avaliar não é tão simples assim. É uma ação que visa uma compreensão ampla do que se quer avaliar, por isso que tem que ter clareza do  que se pretende tomar como prioridade em uma avaliação. Fazendo uma relação dos textos citados acima e ao mesmo tempo vou fazer uma avaliação critica da interatividade do curso  realizando na etapa 1 do curso tutoria online, turma 3,  NTE em Macapá-AP.
Com clareza se percebe que o Ambiente EPROINFO, que vem sendo  utilizado no curso tutoria online, é uma plataforma-tecnologica bem rica,  que favorece a interação e a comunicação entre o aluno- professor, aluno-aluno; aluno-conteudo. Vejo que neste curso o desempenho dos alunos foi considerado ótimo, porque observaram os critérios de cada atividade para desenvolvê-las com interação e participação, realizando a comunicação e inter-comunicação com trocas de email, webmail para os tutores e colegas, ou seja, considero que a turma conseguiu usar   as várias interatividades e  quisitos mencionados no texto pela autora Carolina Cavalcante, os quais passei a considerar importantes apartir desta leituras e pesquisas.
 
Reerências:         


               
-http://pedrodemo.blog.uol.com.br/arch2010-03-14_2010-03-20.html- acesso em 28 de Novembro de 2011.




OBS: Poatagem por Marisete Barbosa.
Em Atividade do curso Tutoria Online. Miistrado pelos mestres Aline Cerqueira e Antonio Rangel /NTE-AP





3 comentários:

  1. Oi Marisete!Você fez com bastante ênfase e detalhes uma abordagem sobre a interação em um ambiente virtual de aprendizagem: interação aluno/aluno; aluno/plataforma tecnológica; aluno/professor; aluno/conteúdo. Esses são itens essenciais quando passamos a avaliar um curso online. Todos esses fatores contribuem para traçarmos um perfil e acompanhar a aprendizagem online.

    ResponderExcluir
  2. Uma produção textual bem longa!! Ufaaa... mas vem fazendo um apanhado de todos os passos exigidos em atividades pelos tutores.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ola colega! que texto maravilhoso de se ler pois abrange tudo que queremos saber sobre avaliação em educação a distancia,gostei de sua contribuição e sucesso!!

    ResponderExcluir