Interatividade e colaboração são os mecanismos de artifícios/conceitos/possibilidades do fazer docente e discente da aprendizagem da EAD, que mais proporcionam a aprendizagem, porém, o desenvolvimento de atividades nessas ferramentas deve está apoiado nos referenciais teóricos e práticos de autores que são luzes de todo conhecimento. Tudo isso perpassa pela compreensão de busca na web, exigindo uma reflexão constante, procurando sempre demonstrar que para alcançarmos os objetivos de determinado curso “não se trata de dar receitas, porque as situações são muito diversificadas. É importante que cada docente encontre o que lhe ajuda mais a sentir-se bem, a comunicar-se bem, ensinar bem, ajudar os alunos a que aprendam melhor. É importante diversificar as formas de dar aula, de realizar atividades, de avaliar” (MORAN).
As ferramentas de interatividade no curso online são as maiores e melhores estratégias de desenvolvimento de atividades colaborativas e de comunicação, pois a utilização de chat, fórum, webmail, diário de bordo potencializam as possibilidades da construção coletiva do conhecimento sem que seja necessário que se esteja presente em um só ambiente fisicamente, isso também proporciona mais mobilidade e autonomia. Cabendo aos tutores e/ou mediadores da turma o incentivo constante para que o aluno desenvolva as competências e habilidade de um aprendente/estudante virtual da EAD.
Partindo de uma visão panorâmica de todo o contexto, temos analisar todas as possibilidades das ferramentas de interação, colaboração e comunicação dos cursos online, para que possamos ter certeza do fazer pedagógico.
Abraços.
Josefina
Olá amiga Josefina!
ResponderExcluirEsse tripé de ferramenta de interatividade, colaboração e comunicação, quando bem trabalhadas proporcionam a aprendizagem. Parabéns!...