quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FERRAMENTAS DE INTERATIVIDADE


O Novo Dicionário do Aurélio, já contempla a Interatividade como “a capacidade (de um equipamento, sistema de comunicação ou de computação, etc.) de interagir ou permitir interação”. Com referência ao EaD e a Convergência das Midias, Lemos (in.Convergências de Mídias. Mídias na Educação Etapa 1ª Etapa p.11). amplia esse conceito como um “caso específico de interação, a interatividade digital, compreendida como um tipo relação tecno-social, ou seja, um diálogo entre homem e máquina, através de interfaces gráficas, em tempo real”.

Estamos na era na Mobilidade e da Ubiquidade, aonde as formas de informação e comunicação vêm se modificando a cada dia pela facilidade e a convergência das mídias, através de celulares, computadores, ipod e afins, No que se refere à educação, essas mudanças significativas podem ser constatadas pelo aumento da demanda por Ambientes Virtuais, cada vez mais crescente nas escolas públicas brasileiras, como reflexo dos novos paradigmas resultantes das tecnologias digitais.

Raimundo Alcantara

Aluno do Curso de Tutoria On-line do Núcleo de Tecnologia Educacional Marco Zero - Macapá

Referências

DIAS,Rosilana Aparecida.Tecnologia Digitais e Currículo:possibilidades na era da ubiqüidade.Mídias na Educação. Disponível em: www.cogeime.org.br/download?arquivo=36Artigo04.pdf.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.3ª Edição. CD- ROM Editora Positivo, 2004.

E-Proinfo. Módulo Convergência das Mídias. Etapa 1: Mobilidade e ubiqüidade.SEED/MEC


2 comentários:

  1. olá, Alcantara, as novas tecnologias estão mudando o comportamneto das pessoas em tempo real e na educação como você diz também não é diferente, parabéns pelo comentário. um abraço

    ResponderExcluir
  2. É o novo dicionário está legal.Porém é necessário que as pessoas saibam disso,que bom por você socializar aqui esta informação.
    Parabéns colega.
    Abraços Marisete

    ResponderExcluir