As discussões sobre o uso das tecnologias digitais ganham relevância, a partir da concepção de que o cidadão (aluno) não deve ficar desvinculado do contexto socioeconômico-tecnológico, pois o espaço geográfico, reconfigurado a partir da Revolução tecnológica, assim o exige. As relações sociais, nessa reorganização, fluem, predominantemente em redes virtuais por diversas intefaces on-line, como os fóruns, blogs, chats, sites, e-mails, entre outras e, como tal, as instituições de ensino devem oportunizar e democratizar o acesso dos seus educadores e alunos a esse cenário, pautadas nos novos paradigmas educacionais, cujas bases, segundo Neves (2005,p.137), estão nos “conceitos de totalidade, de aprendizagem como fenômeno pessoal e social, de formação de sujeitos autônomos, capazes de (...) intervir no mundo em que vivem”.Diante desse contexto de mudanças, a capacitação do educador da escola contemporânea deve abranger, além da sua formação específica, aspectos que lhe que permitam a interação entre ciência, cultura, gestão e o domínio das tecnologias digitais.
Raimundo Alcantara
Professor de Geografia e Cursista
NEVES, Carmem Moreira de Castro. A educação à distância e a formação de professores. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (org). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005.
Amigo sua postagem está excelente, e a foto então...Parabéns.
ResponderExcluirMuito bom Pinheiro. Valeu
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