A avaliação em EAD tem algumas características que são resultado do paradigma educacional proposto ao processo de ensino aprendizagem e a natureza do processo especifico
De acordo com Gonçalves (1996):
“A avaliação, não importa a missão que se lhe proponha cumprir, parece ter o dom de despertar nas pessoas suas defesas mais escondidas É, na educação, um processo revestido de rituais complexos, que resulta por torna-la um mito”.
No caso da avaliação da aprendizagem, tal mitificação ao invés de possibilitar às pessoas maior consciência de como esta se desenvolvendo internamente o processo de construção do conhecimento termina por confundi-las tornando-as dependentes de algum veredito externo que determine se estão aprendendo ou não.
Segundo Gunawardena E Zittle apud Medeiros (op. cit.), um ensino centrado no aluno, como é a EAD traz profundas transformações no processo de avaliação Algumas dessas transformações são fontes de intermináveis debates entre educadores, políticos e empresários da área do ensino dentre elas podemos citar:
a) Adoção e consequente valoração de uma navegação por hipertexto dentro do contexto da internet
b) Aceitação de múltiplas tecnologias nos diferentes momentos de EAD.
c) Ênfase em tecnologias que estimulem a ambientação e o apoio sócio afetivo, como resultado de pesquisa sobre a contextualização nos países latinos.
d) Previsão de contínuo e permanente apoio ao estudante, com frequentes feedbacks.
e) Entendimento e a prática de vivência de trabalho como um time integrado.
f) Necessidade de coordenação e apoio das atividades em geral e nos diversos ambientes e “sites” em particular além da permanente necessidade de avaliação do Ensino à Distância e da educação á distancia em particular.
De acordo com Medeiros (op. cit.), cabe a cada ambiente de aprendizagem, no seu sentido estrito e amplo a existência de processos do tipo alavancagem .como proposto por Vygotsky em seu delineamento dos níves de desenvolvimento proximal em relação ao real /potencial e em direção a uma aprendizagem autônoma onde se incluem as ideias de Habermas na medida em que o desenvolvimento emancipatório e autônomo ,implica em um resgate dos conceitos de participação qualificada ,de compromisso de colaboração
JOÃO FRANCISCO SEVERO SANTOS
Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus,
e Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
É Sarah, a avaliação ainda é muito discutida, pois é necessário retirar o rótulo de que a avaliação é apenas classificatória, em EAD, observamos que esse trabalho é continuo e que diariamente se constroi um pouco.
ResponderExcluirParabéns pela sua contribuição !!
Oi colega! A avaliação é um processo continuo na Ead. Não fica longe de ser quando estamos com o aluno na sala de aula. Por isso, é importante esse acompanhamento do tutor como aluno.
ResponderExcluirSeu participação no blog está muito bom.
Sucesso.
Expor as defesas escondidas é mesmo o que acontece com cada cursista. Na apresentação das atividades é tarefa do tutor em perceber em cada aluno o seu aprendizado atraves destes defesas.
ResponderExcluir