Avaliação e Construção do Conhecimento
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Vivemos
hoje na sociedade do conhecimento que vem exigindo de nós educadores uma nova
postura frente a superação da reprodução para a produção do conhecimento nos
instigando a buscar novas fontes de investigação tanto nos antigos livros
quanto na rede informatizada, assim no processo de globalização necessitamos
cada vez mais das inter-relações, interatividade, criatividade e autonomia.
Neste
sentido precisamos re-pensar as concepções educacionais presente na educação tecnológica.
Estamos seguindo uma linha teórica que pressupõe a educação como mecanismo de
conservação e reprodução da sociedade ou seguimos uma pedagogia que entenda e
esteja preocupado com a educação como mecanismo de transformação social e que
possa prepara o educando para se tornar um cidadão responsável, ético para
enfrentar os novos impactos tecnológicos.
Paulo
Freire e Ira Shor nos fazem refletir sobre nossa postura no ensino a distancia
quando levando “ O educador libertador
tem que estar atento para o fato de que a transformação não é só uma questão de
métodos e técnicas. Se a educação libertadora fosse somente uma questão de métodos
então o problema seria mudar algumas metodologias tradicionais por outras mais
modernas. Mas esse não é o problema. A questão é o estabelecimento de uma
relação diferente com o conhecimento e com a sociedade” (Shor & Freire,
1986)
Quanto ao processo avaliativo na EAD Margarida Gomez reforça que a avaliação nos cursos EAD
deve ter como preocupação essencial e primordial o sujeito e sua aprendizagem,
sobrepondo a pedagogia da simples resposta. O aluno não é avaliado apenas com
relação aos aspectos cognitivos, mas também como sujeito pedagógico, onde suas
dúvidas, questionamentos e uma simples troca de mensagem que são valiosas e
legítimas de sua presença e participação no curso.
O tutor nesta proposta de avaliação deverá saber buscar mecanismos
que valorizem a construção coletiva e não apenas a individual. Para tanto
poderá dispor dos recursos comunicacionais como Fórum, E-mail, Chat,
Videoconferência dentre outros.
Então
temos que ter em mente que o sentido
fundamental da ação avaliativa é o movimento, a transformação e assim
temos que refletir sobre a problematicidade das situações e a avaliação como um
processo dialético que absorve em si o próprio princípio da contradição.
Para
superarmos as dúvidas, os obstáculos em avaliação, precisaremos nutrir-nos dessas
contradições para encaminha-nos à superação e construirmos uma educação tecnológica
libertadora.
Referencias:
GOMES, Margarida Victoria. Avaliação Formativa e
Continuada da Educação Baseada na Internet. –
Disponível em: www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/margarita_vitoria_gomez.htm
HOFFMANN, Jussara M.L. Avaliação Mitos & Desafios Uma
Perspectiva Construtivista, Porto Alegre, RS, Educação e Realidade, 1993.
TEXEIRA, Elisabete, Avaliação e Construção do
Conhecimento: Relatório e análise de observações. Porto Alegre, UFRGS/FACED,
1990.
SHOR, I. & FREIRE, P. Medo e Ousadia: o cotidiano do
professor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.
Altair muito bem. Em curso o tutor deverá saber "buscar mecanismos que valorizem a construção coletiva e não apenas a individual". Vejo que é bem definido aqui por vc. abraços!
ResponderExcluirAltair, concordo com a Marisete quando ressalta o que vc colocou com muita propriedade sobre o tutor que precisa "buscar mecanismos e valorizem a construção coletiva e não apenas individual".Parabéns....
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