terça-feira, 15 de novembro de 2011


 
Avaliação e Construção do Conhecimento 
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Vivemos hoje na sociedade do conhecimento que vem exigindo de nós educadores uma nova postura frente a superação da reprodução para a produção do conhecimento nos instigando a buscar novas fontes de investigação tanto nos antigos livros quanto na rede informatizada, assim no processo de globalização necessitamos cada vez mais das inter-relações, interatividade, criatividade e autonomia.
Neste sentido precisamos re-pensar as concepções educacionais presente na educação tecnológica. Estamos seguindo uma linha teórica que pressupõe a educação como mecanismo de conservação e reprodução da sociedade ou seguimos uma pedagogia que entenda e esteja preocupado com a educação como mecanismo de transformação social e que possa prepara o educando para se tornar um cidadão responsável, ético para enfrentar os novos impactos tecnológicos.
Paulo Freire e Ira Shor nos fazem refletir sobre nossa postura no ensino a distancia quando levando  “ O educador libertador tem que estar atento para o fato de que a transformação não é só uma questão de métodos e técnicas. Se a educação libertadora fosse somente uma questão de métodos então o problema seria mudar algumas metodologias tradicionais por outras mais modernas. Mas esse não é o problema. A questão é o estabelecimento de uma relação diferente com o conhecimento e com a sociedade” (Shor & Freire, 1986)
Quanto ao processo avaliativo na EAD Margarida Gomez reforça que a avaliação nos cursos EAD deve ter como preocupação essencial e primordial o sujeito e sua aprendizagem, sobrepondo a pedagogia da simples resposta. O aluno não é avaliado apenas com relação aos aspectos cognitivos, mas também como sujeito pedagógico, onde suas dúvidas, questionamentos e uma simples troca de mensagem que são valiosas e legítimas de sua presença e participação no curso.
O tutor nesta proposta de avaliação deverá saber buscar mecanismos que valorizem a construção coletiva e não apenas a individual. Para tanto poderá dispor dos recursos comunicacionais como Fórum, E-mail, Chat, Videoconferência dentre outros.
Então temos que ter em mente que o sentido  fundamental da ação avaliativa é o movimento, a transformação e assim temos que refletir sobre a problematicidade das situações e a avaliação como um processo dialético que absorve em si o próprio princípio da contradição.
Para superarmos as dúvidas, os obstáculos em avaliação, precisaremos nutrir-nos dessas contradições para encaminha-nos à superação e construirmos uma educação tecnológica libertadora. 

Referencias:
GOMES, Margarida Victoria. Avaliação Formativa e Continuada da Educação Baseada na Internet. – Disponível em: www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/margarita_vitoria_gomez.htm
HOFFMANN, Jussara M.L. Avaliação Mitos & Desafios Uma Perspectiva Construtivista, Porto Alegre, RS, Educação e Realidade, 1993.
TEXEIRA, Elisabete, Avaliação e Construção do Conhecimento: Relatório e análise de observações. Porto Alegre, UFRGS/FACED, 1990.
SHOR, I. & FREIRE, P. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986.

2 comentários:

  1. Altair muito bem. Em curso o tutor deverá saber "buscar mecanismos que valorizem a construção coletiva e não apenas a individual". Vejo que é bem definido aqui por vc. abraços!

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  2. Altair, concordo com a Marisete quando ressalta o que vc colocou com muita propriedade sobre o tutor que precisa "buscar mecanismos e valorizem a construção coletiva e não apenas individual".Parabéns....

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