De acordo com as informações obtidas na plataforma do curso, chega-se a conclusão que os critérios de avaliação no processo rotineiro de um curso on-line não é tão diferente de um presencial.
Pois, segundo Carolina Magalhães Costa Cavalcanti mestre em Educação com concentração em Tecnologias Educacionais. Ressalta que muitas Instituições de ensino estão aderindo à Educação a Distancia (EaD), onde os alunos podem vencer a barreira de tempo e espaço para estudar e aprender. Além de que... " A plataforma selecionada também deve prover espaço para sessões de chat, fóruns de discussão, correio eletrônico interno ou qualquer outro instrumento que facilite a interação entre os participantes do curso e professor.
Diante ao exposto,sabe-se que para obtermos rendimentos satisfatórios,em primeiro lugar devemos selecionar uma plataforma que facilite a interatividade entre os tutores e alunos, e posteriormente, enquadrar-mos nos critérios de cursos na modalidade em EAD, em seguida, traçar em nosso planejamento os canais de interatividade e a sua utilização de maneira correta, com isso ajudará o aluno a sentir que não está sozinho e a motivá-lo no processo de aprendizagem.
Contudo, a avaliação em um ambiente virtual de aprendizagem, pode ser feita em processo continuo e permanente,de forma responsável, visto que, nessa modalidade exige-se um acompanhamento constante do tutor, possibilitando-os verificar os rendimentos e dificuldades dos participantes, sem esquecer de dar acompanhamento e incentivo aos mesmos no decorrer do curso. E acima de tudo, os participantes não irão sentir-se satisfeitos por conta da falta de cooperação de alguns do grupo, se a demora dos participantes contribui negativamente no andamento do processo. E com isso, muito menos os tutores que terão prazos para fechar seus trabalhos, e prestar conta do rendimento dos participantes. Quanto ao critério de avaliação sugiro a avaliação formativa e continuada consiste em uma prática educativa contextualizada, flexível, interativa, presente ao longo do curso, de maneira contínua e dialógica (Freire,1975).
Referência; http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/margarita_vitoria_gomez.htm
Disponivel em:www.universiabrasil.net/materia/materia.jsp?materia=9779.
www.eproinfo.mec.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário