rotina da tutoria
O processo de globalização
instalado no contexto atual tem sido o motor de transformações diversas
ocorridas na sociedade mundial, sobretudo, as relacionadas à ascensão
instaurada nas diversas áreas do conhecimento. Esse fenômeno – apoiado na
tecnologia, que igualmente evolui, a partir da ampliação do conhecimento – é um
dos principais fatores que tem influenciado uma intensa produção e intercambio
de conhecimentos, que caracteriza a solidez de uma nova modalidade de educação,
a EAD. Que surge no sistema educacional brasileiro num momento em que a
internet tem se mostrado, potencialmente, forte aliada para o
ensino-aprendizagem.
A
apropriação do conhecimento tecnológico, onde a informática e as redes de
comunicação assumem novos papéis no processo de transformação social é
fundamental na sociedade moderna. Acredita-se que este conhecimento deva ser um
instrumento de apropriação e construção de novos conhecimentos. A rede mundial
de computadores pode apoiar formas inovadoras de aprender, ensinar e avaliar,
sendo vista como uma aliada no processo de reestruturação do ambiente de ensino
e aprendizagem (Artigo sem autoria)1
Nesse contexto, é que a
figura do tutor, corresponsável pela qualidade, eficiência e continuidade desta
modalidade, precisa estar atenta às concepções que norteiam esse ensino,
sobretudo as relacionadas à avaliação. Gomez2 chama atenção para a
avaliação focada nas informações apresentadas pelos estudantes, como também a
participação desses no ambiente de aprendizagem. De acordo com a autora alguns
critérios precisam ser respeitados para garantir que a aprendizagem se
consolide. A interação seria o eixo que moveria essa aprendizagem colaborativa.
A 1ª etapa deste curso,
talvez não tenha sido o melhor exemplo desta interatividade, uma vez que o
desempenho de alguns alunos não se encaixaram dentro dos aspectos que Gomes (op.cit)
considera essencial para os estudantes, de acordo com a autora o:
(...) nível de instrução atingido, de produção,
de entendimento, de compreensão, de pensamento, de interatividade, de resolução
de problemas, de solidariedade com a tarefa grupal, de dificuldades, de justiça
ou todos integrados.
São os elementos que
emanariam do estudante egresso da EAD. Ainda nesse sentido Freire (apud Gomes,
op. cit) comenta que a avaliação formativa e continuada consiste em uma prática
educativa e contextualizada, flexível, interativa, presente ao longo do curso,
de maneira contínua e dialogada.
Acredito que muitos colegas
alcançaram com grande êxito os predicativos basilares à rotina de um tutor,
enquanto que outros (me incluo neste) conseguirão evoluir e alcançar o
perfeição no tange a rotina da tutoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário