segunda-feira, 12 de março de 2012


rotina da tutoria

O processo de globalização instalado no contexto atual tem sido o motor de transformações diversas ocorridas na sociedade mundial, sobretudo, as relacionadas à ascensão instaurada nas diversas áreas do conhecimento. Esse fenômeno – apoiado na tecnologia, que igualmente evolui, a partir da ampliação do conhecimento – é um dos principais fatores que tem influenciado uma intensa produção e intercambio de conhecimentos, que caracteriza a solidez de uma nova modalidade de educação, a EAD. Que surge no sistema educacional brasileiro num momento em que a internet tem se mostrado, potencialmente, forte aliada para o ensino-aprendizagem.

A apropriação do conhecimento tecnológico, onde a informática e as redes de comunicação assumem novos papéis no processo de transformação social é fundamental na sociedade moderna. Acredita-se que este conhecimento deva ser um instrumento de apropriação e construção de novos conhecimentos. A rede mundial de computadores pode apoiar formas inovadoras de aprender, ensinar e avaliar, sendo vista como uma aliada no processo de reestruturação do ambiente de ensino e aprendizagem (Artigo sem autoria)1

Nesse contexto, é que a figura do tutor, corresponsável pela qualidade, eficiência e continuidade desta modalidade, precisa estar atenta às concepções que norteiam esse ensino, sobretudo as relacionadas à avaliação. Gomez2 chama atenção para a avaliação focada nas informações apresentadas pelos estudantes, como também a participação desses no ambiente de aprendizagem. De acordo com a autora alguns critérios precisam ser respeitados para garantir que a aprendizagem se consolide. A interação seria o eixo que moveria essa aprendizagem colaborativa.
A 1ª etapa deste curso, talvez não tenha sido o melhor exemplo desta interatividade, uma vez que o desempenho de alguns alunos não se encaixaram dentro dos aspectos que Gomes (op.cit) considera essencial para os estudantes, de acordo com a autora o:

(...) nível de instrução atingido, de produção, de entendimento, de compreensão, de pensamento, de interatividade, de resolução de problemas, de solidariedade com a tarefa grupal, de dificuldades, de justiça ou todos integrados.

São os elementos que emanariam do estudante egresso da EAD. Ainda nesse sentido Freire (apud Gomes, op. cit) comenta que a avaliação formativa e continuada consiste em uma prática educativa e contextualizada, flexível, interativa, presente ao longo do curso, de maneira contínua e dialogada.
Acredito que muitos colegas alcançaram com grande êxito os predicativos basilares à rotina de um tutor, enquanto que outros (me incluo neste) conseguirão evoluir e alcançar o perfeição no tange a rotina da tutoria.

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